Fique de olho! Neste artigo, você irá aprender o seguinte:

1 – Os 5 apps gratuitos que eu mais uso e recomendo para quem quer turbinar a performance como estudante;

2 – Como usar o WhatsApp como uma poderosa ferramenta de estudos e aumentar suas chances no concurso público.

Quem já tá na estrada rumo a uma vaga no serviço público sabe que o caminho é longo e quase nunca é fácil.

Ao longo da jornada, são muitas as mudanças que precisam ser feitas do ponto de vista cognitivo (técnicas de estudo, planejamento, organização) e emocional (aprender a lidar com frustração, ansiedade, pressão social, desânimo, etc).

Estudar é imprescindível, isso você já sabe…

Mas muitos se enganam ao achar que estudar é apenas ler um livro ou arquivo em PDF, assistir a uma vídeoaula ou frequentar um cursinho presencial.

O concurseiro experiente tem em mente que precisa fazer isso com planejamento, organização e estratégia. Caso contrário, a jornada de preparação pode ficar mais demorada.

Existem muitas ferramentas atualmente que podem encurtar o percurso até o sonhado cargo público. Além de cumprir sua função como algo útil, tais ferramentas podem tornar mais prazerosa a rotina de preparação.

É nesse contexto que surgem os aplicativos de smartphone….

Nesse mundo tecnológico, a cada dia, surgem coisas novas. É tanto aplicativo, rede social, blog, vlog etc., que às vezes nem sabemos para que isso ou aquilo serve.

É até bem comum as pessoas ao nosso redor comentarem sobre algum app famoso, mas que nunca ouvimos falar, não é mesmo?

É simplesmente impossível acompanhar o ritmo dos lançamentos do segmento digital.

Em meio a esse ritmo frenético, muitos concurseiros acabam literalmente “demonizando” os apps e redes sociais.

 

 

Falando sobre o WhatsApp

Por exemplo, muita gente acha que o WhastApp é um vilão dos estudos, que atrapalha a concentração, entre outras queixas.

Do ponto de vista pessoal, eu até concordo que é mais ou menos por aí mesmo, para quem não tem disciplina. A pessoa diz que vai dar só uma olhadinha, responder alguém e, de repente, lá se foram horas e horas dedicadas ao “zap zap”.

Todavia para quem tem foco e disciplina, o WhatsApp pode, sim, ser uma poderosa ferramenta de estudos. Existem muitos grupos e listas de transmissão direcionados para matérias ou concursos específicos, em que os estudantes trocam ideias, compartilham dúvidas, resolvem exercícios.

Há professores, como por exemplo este que escreve este artigo [:)], que usam as listas de transmissão do WhatsApp para difundir conhecimento.

Eu aderi a essa ideia e acho muito bacana poder falar com pessoas que estão nos mais variados cantos desse nosso imenso país e tratar, não só sobre Direito Administrativo e Constitucional, mas também sobre outros aspectos que interferem na vida do concurseiro, tais como disciplina, estratégias, persistência, controle emocional para se manter motivado nos estudos!

Hoje eu tenho 2.395 alunos na minha lista de transmissão!

Se você ainda não faz parte dessa comunidade é só adicionar o seguinte número (61-9-8487-3025) aos contatos da sua agenda de celular e, em seguida, mandar um “EU QUERO” via mensagem de Whatsapp. Prontinho! É só aguardar conteúdos com frequência praticamente diária.

Bom, este foi apenas um exemplo para você entender que toda essa tecnologia que existe ao nosso alcance hoje é uma excelente ferramenta de estudos!

Você só precisa entender exatamente o que você precisa, escolher o que melhor funciona pra você e usá-lo em seu favor.

Pois bem, para encurtar caminho, eu resolvi compartilhar nesse artigo 5 aplicativos grátis de celular que uso no meu dia a dia de estudante (sim, professor estuda também – e muito!) que me ajudam na hora de memorizar conteúdos, fazer revisões e resolver questões online!

Venha comigo!

 

App 1 – Anki (memorização com flash cards)

O Anki ajuda muuuuuuito quando o assunto é memorização de conteúdos.

Como concurseiro, a gente precisa saber um monte de conteúdo para passar nas provas, por isso, não é difícil acabar esquecendo alguma coisa, não é verdade?

Se você tem dificuldade para manter na memória aquilo que estudou, esse app pode ser muito útil.

E o melhor: é 100% gratuito! 😉

Além disso, você pode utilizá-lo também para ampliar o vocabulário de idiomas, revisar mapas mentais e anotações importantes… São muitas possibilidades!

O Anki funciona assim (de preferência instale o app e siga os passos executando na tela): primeiro você deve criar um deck (ou “baralho” em português) para representar disciplinas (Direito Administrativo, Direito Constitucional, Informática) ou assuntos de uma determinada disciplina (poderes administrativos, processo legislativo, regência verbal).

Em seguida, você vai adicionar uma nota (“flash card” em inglês) e digitar uma afirmação no campo “front” (pode ser uma questão de prova, uma pergunta ou até mesmo trecho incompleto de conteúdo).

No campo “back” você colocará a resposta àquela afirmação (certo/errado, A/B/C/D/E, continuação do trecho incompleto de conteúdo).

Esta é apenas uma das formas de usar o Anki.

Você é quem determina como tudo vai funcionar, à medida que vai inserindo novas informações de acordo com o seu programa de estudos.

Para clarear as ideias, vamos montar um baralho sobre Atos Administrativos!

Você vai adicionar um primeiro cartão, por exemplo, sobre os elementos ou requisitos dos atos. No campo “front” coloque a pergunta: Qual é o elemento do ato administrativo que está relacionado aos efeitos jurídicos mediatos produzidos? No campo “back” preencha com a resposta: Finalidade.

Pronto! Agora é só ir adicionando outros conteúdos relacionados até completar seu baralho.

Depois disso, acesse o aplicativo, clique em “estudar agora” e o Anki vai mostrando tudo aquilo que foi salvo.

Importante! Ao avançar dentro do baralho, você precisa classificar cada nota, pois é assim que o aplicativo vai identificar quando você deve revisar aquele conteúdo. Veja como funciona na tabela abaixo:

 

  • Classificação
  • Revisão do Conteúdo
Novamente Até 10 minutos
Difícil 2,4 meses
Bom 7,0 mês
Fácil 1,3 ano

 

Ou seja, os assuntos mais fáceis levarão mais tempo para serem revistos do que os mais difíceis, sacou?

Depois que terminar e fechar o Anki, ele vai fazer uma sincronização automática com o servidor e, assim, você poderá utilizá-lo a partir de qualquer lugar que tenha internet!

Abra o aplicativo todos os dias, pois ele irá mostrar os cartões que você precisa estudar, segundo o seu grau específico de dificuldade em cada tópico.

Por fim, é importante lembrar que você não deve compartilhar seu perfil no Anki com outras pessoas, uma vez que a visualização dos flash cards vai ocorrer conforme o desempenho em cada tópico. Portanto, ao compartilhar, você corre o risco de estudar demais o que não precisa e de menos o que precisa. Entendido?

 

 

App 2 – Any.do

Esse aplicativo trabalha como um gerenciador de tarefas. E como geralmente quem estuda para concursos, além de fazer revisões programadas do conteúdo, normalmente também trabalha, tem que cuidar da casa, da família, pode ser uma mão na roda, hein?

O Any.do é intuitivo e fácil de usar. Você pode adicionar informações por texto ou voz e, ao finalizar uma ação, “riscar ou ticar”, exatamente como faria se tivesse feito sua lista de tarefas numa folha de papel.

O app reúne todos os seus eventos, tarefas, listas e lembretes em um só lugar e funciona bem com vários outros aplicativos.

O Any.do faz uma sincronização em tempo real entre o celular, o computador, o tablet e a internet mantendo todas as suas atividades em ordem para você não perder tempo nem se esquecer de nada.

Você também pode enviar lembretes no horário programado para alguma ação ou ao chegar a um local específico.

Outra coisa: ao encerrar uma ligação telefônica, o app automaticamente pergunta se há alguma ação específica que você precisa tomar, a fim de evitar que você esqueça algum compromisso assumido com a pessoa com que você falou naquele momento.

Massa, né?

Você também pode compartilhar suas listas, por exemplo, se tiver algum grupo de estudos.

Também é possível se programar facilmente e com antecedência, conferindo as tarefas do dia, da semana ou do mês.

Isso facilita muito na hora de programar os estudos, pois você saberá o momento exato em que deve revisar determinada matéria, que dia fará exercícios, a data das revisões.

Ser organizado não é fundamental só para conseguir a aprovação em um concurso público, mas também em todos os aspectos da vida! Pessoas organizadas conseguem ser mais produtivas, interessantes e bem-sucedidas. Fica a dica!

Todos os dias, ao iniciar a minha rotina de trabalho, a primeira coisa que faço é abrir o Any.do para saber exatamente quais tarefas deverão ser priorizadas logo ali naquela primeira hora de trabalho.

Ao longo do dia, mantenho o app sempre aberto e vou acrescentando e programando novas tarefas para o dia, semana ou mês seguinte.

É incrível a sensação de dever cumprido ao final do dia ao observar a lista de atividades que foram feitas. Há uma força motivadora por trás de tudo isso. Experimente!

 

App 3 – Podcast Addict

Você gosta de podcasts?

Se você nunca ouviu falar, são arquivos digitais em áudio sobre os mais variados assuntos transmitidos pela internet.

Os podcasts nasceram com ideia de programas de rádio que as pessoas usavam para difundir informações, com a diferença que cada pessoa é livre para criar os seus podcasts e postá-los na internet (exatamente como se faz com os vídeos no YouTube).

Eles também auxiliam bastante nos estudos. É o que eu chamo de “estudar nas horas vagas”.

Enquanto você está no academia, caminhada, ônibus, metrô ou aguardando para ser atendido em uma consulta pode aproveitar este tempo para ouvir aulas ou resolução de questões e ir revisando a matéria.

Nos tempos em que vivemos simplesmente não dá para perder tempo.

Os cursos online geralmente não permitem que você baixe as aulas para o seu computador, mas com os podcasts você pode salvar os áudios no seu app para ouvir offline, o que é uma ajuda e tanto.

Pois bem, o Podcast Addict é uma ótima ferramenta para gerenciar esses áudios.

Se você acompanha não acompanha meus podcasts (que eu chamo de audioaulas), basta você baixar o app, clicar no ícone “+” e depois em “motor de busca”. Digite “elyesley silva”. Quando abrir meu perfil, clique em “assinar”. Daí de imediato você terá acesso a dezenas de audioaulas e receberá uma notificação sempre que uma nova audioaula for postada.

Além disso, é possível configurar downloads automáticos, compartilhar e filtrar o conteúdo.

Eu costumo usar o Addict para ficar antenado ao que há de mais novo no mundo do empreendedorismo, alimentação saudável, pregações cristãs, etc. Todos os dias enquanto estou indo de carro ao meu trabalho tenho oportunidade de me manter atualizado.

 

 

App 4 – Questões de Concursos

Adquirir conhecimento teórico sólido é importante, claro, para a evolução do seu aprendizado. Uma boa base de conteúdo vai te ajudar a compreender as matérias que você precisa dominar para o seu concurso.

Mas não fique muito tempo “só” nisso.

Afinal, é exercitando que se aprende.

Você não deve esperar concluir toda a teoria para então começar a resolver exercícios. Mesmo se for uma matéria que você está vendo pela primeira vez e tem dificuldades.

Assim que adquirir algum entendimento sobre o assunto, pode partir para a prática. Com certeza você vai errar muito mais do que acertar, mas assim também se aprende, pois será necessário voltar ao conteúdo teórico para rever o que você ainda não assimilou.

Quanto mais questões você fizer, melhor!

Nesse contexto, há um aplicativo bem legal para te ajudar nessa empreitada: o Questões de Concursos.

Antes que você pense que estou ganhando algo em troca por recomendar, preciso que você saiba que há mais de 5 anos eu uso o “QConcursos” para resolver e selecionar questões nos meus cursos de Direito Administrativo e Constitucional.

Sempre achei a plataforma sensacional. O único ponto negativo é que as melhores funcionalidades somente estão disponíveis para os assinantes.

Ah, vamos lá. Tire esse escorpião do bolso… Os valores são acessíveis. Vale a pena você assinar, como tenho feito nesses anos todos.

E olha só, você pode estudar até mesmo sem estar conectado à internet, pois é possível habilitar o modo offline.

Você pode montar os seus próprios simulados (que eles chamam de “caderno”), selecionando questões usando o mecanismo de filtro por disciplina, banca, assunto, cargo, escolaridade, etc.

Depois de resolver cada exercício é possível checar o seu desempenho e o de outros participantes porque o aplicativo traz um gráfico com a porcentagem de cada item respondido.

Se ainda restar dúvida, há os comentários dos próprios assinantes e também de professores especializados, além de videoaulas sobre os assuntos abordados.

Isso economiza bastante tempo ao ter que pesquisar o assunto em livros ou até mesmo na internet.

Resolver questões diariamente pode fazer muita diferença na sua aprovação. Aproveite enquanto você estiver se deslocando para o trabalho ou aguardando para ser atendido no dentista e resolva o máximo que puder.

 

 

App 5 – GoConqr

O ideal na preparação para o concurso público é utilizar várias ferramentas, pois cada uma apresenta uma funcionalidade e, assim, você conseguirá elevar seu nível para enfrentar a concorrência.

O GoConqr reúne diversos recursos de estudo no mesmo aplicativo, como mapas mentais, flashcards, quizzes, slides, notas.

Você também pode interagir com amigos, professores e outros concurseiros, potencializando seu aprendizado através de discussões, enquetes e comentários.

O app é integrado com sua conta na web, ou seja, tudo que você criar e salvar na plataforma estará sincronizado com o app.

E mais: a aprendizagem é personalizada, de acordo com as informações que você cadastra no seu perfil. Desse modo, o conteúdo fica direcionado para o que é mais importante!

Recomendo bastante que você use o GoConqr.

Como você notou a gente não precisa radicalizar e abandonar os aplicativos e as redes sociais enquanto estiver se preparando para o concurso público. O que não pode é gastar tempo com conteúdo sem importância que tem por aí.

Com a tecnologia avançando cada dia mais rapidamente não adianta ir contra essa maré. O negócio é remar junto, conhecer o que cada ferramenta proporciona e escolher aquilo que melhor se adapta à sua maneira de estudar.

Dá para aproveitar tudo de maneira inteligente. Basta ter foco e disciplina 😉

Você não precisa ter todos os aplicativos. Pesquise, veja quais são as novidades, as atualizações, compare. Se você escolheu algo que não está mais funcionando, troque.

São muitas possibilidades, encontre aquilo que vai ajudar a desenvolver em você um estilo de vida extraordinário.

Pessoas de alta performance estão num contínuo processo de aprimoramento. São antenadas quanto às novidades, buscam sempre melhorar sua comunicação, ampliar sua produtividade, manter contato com pessoas que fazem a diferença.

Você quer se tornar uma pessoa mais produtiva? Então nunca pare de aprender!

As pessoas de grande sucesso conquistaram e ainda continuam correndo atrás de seus objetivos. Isso porque quando chegam ao fim de uma etapa, já começam a trilhar o caminho de outras metas. Há sempre um novo propósito a ser alcançado.

Elas reconhecem quando devem mudar os hábitos para se adaptar às adversidades do caminho, a importância de cumprir as metas todos os dias e de se aliar a pessoas com objetivos parecidos e que vão ajudá-las a atingir exatamente o que desejam.

Tornando-se um indivíduo de alta performance você também acabará influenciando outras pessoas numa grande cadeia produtiva!

E não se esqueça: você é quem decide como fará uso do seu tempo. Não o desperdice!

Aproveite cada minuto e trabalhe para fazer tudo da maneira mais inteligente e, assim, conseguir melhores resultados não só na sua busca pela aprovação em um concurso público, mas em todos os aspectos da sua vida!

Gostou das dicas? Olha, esses são apenas alguns aplicativos, há muitos outros que podem te ajudar aí nos estudos… Mas isso é assunto para um próximo artigo 😀

Até logo!

Abraços efusivos!


Elyesley Silva
Elyesley Silva

Professor de Direito Administrativo e Constitucional, Coach especialista em produtividade e idealizador do método Tríade da Alta Performance.

    1 Response to "5 Apps gratuitos que vão turbinar seus estudos"

Leave a Reply

Your email address will not be published.