5 Apps para aumentar sua produtividade

No último artigo aqui no Blog, eu te mostrei alguns aplicativos que uso no meu dia a dia e que também podem ser úteis para turbinar a sua preparação para o concurso público.

Eu comentei sobre o Anki, Any.do, Podcast Addict, Questões de Concursos e GoConqr. Se você perdeu essa parte, CLIQUE AQUI!!!

Hoje eu vou falar de outros Apps que, à primeira vista, você pode perguntar: mas professor, o que isso tem a ver com os meus estudos?

É que há muito concurseiro por aí que acha que só estudar vai colocá-lo dentro das vagas. #SQN…

Com tanta gente hoje em dia querendo uma oportunidade no serviço público é necessário bem mais que isso.

Quem não tá lá muito antenado começa a estudar de qualquer maneira, sem planejamento algum. E daí deixa a saúde de lado, não se preocupa muito com o sono, esquece de poupar dinheiro para comprar material e/ou evitar dívidas, começa a ter problemas no trabalho, em casa, enfim, a coisa fica realmente bagunçada…

Pode até parecer que não, mas lá na frente, isso tudo vai acabar afetando a sua preparação para o concurso.

Mas você, meu caro aluno, minha cara aluna, não vai fazer nada disso. Neste artigo você vai descobrir:

 

1  – Como programar sua vida financeira e direcionar os gastos para coisas úteis;
2 – Como acordar com disposição para encarar um dia inteiro de atividades;
3 – Como trabalhar a mente usando um aplicativo;
4 – Como aprender sobre os mais variados assuntos em um mesmo recurso;
5 – Como a meditação pode te ajudar a ficar.

 

Vamos lá?

 

App 1 – Mobills

O concurseiro que tá realmente focado sabe que precisa investir nos estudos. Isso significa gastar dinheiro para comprar material, seja um curso online, curso presencial, livros, apostilas…

As opções são muitas e um material de qualidade nem sempre é tão acessível, pois o preço leva em conta o conhecimento do autor, o tempo que ele levou para escrever a obra.

Falando nisso, você já conhece a 3ª edição do meu livro, o Curso de Direito Administrativo? Este material está realmente incrível! Para adquirir o seu é só acessar o link abaixo. Se você já tem, depois me diga nos comentários abaixo o que achou 😉

Saiba mais sobre o livroClique AQUI e adquira seu exemplar

 

Mas além do material, o concurseiro precisa também pensar nos gastos com as inscrições e com as viagens ao fazer provas em outras localidades.

Desembolsar, 60, 80, 100, até 150 reais para participar de um certame não é brincadeira, né? E se você quer acelerar sua aprovação não pode ficar prestando concurso apenas na sua cidade. É sempre bom ampliar as chances de aprovação. Portanto, você vai ter que gastar também com passagens e hotéis.

Você precisa fazer muitas provas! É só treinando que vamos conhecendo as regras do jogo, melhorando nossas habilidades e aperfeiçoando as técnicas.

Para passar em concurso público não precisa ser nenhum gênio, mas tem que saber trabalhar com as ferramentas certas para conquistar a vitória.

Então, é necessário treinar. Treinar muito!

Ok, eu sei que concurseiro não costuma ter dinheiro sobrando… Quando estudei para concurso eu só tinha dois reais por dia para me manter na Biblioteca. Daí eu gastava um real almoçando no bandejão (restaurante comunitário) e outro na padaria (1 pingado e três pães de queijo). Além disso, eu queria muito ter uma bicicleta e não pude...

Então o negócio é planejar e gerenciar finanças domésticas. Essa pode ser uma tarefa um pouco chata, mas é importante. Existem vários aplicativos por aí que podem te ajudar nisso.

Eu uso o Mobills. Nele, você cadastra suas despesas e receitas, e pode classificar as despesas como efetuadas, pendentes, fixas, recorrentes.

O aplicativo contém gráficos dinâmicos e interativos, com diversos relatórios, e assim você consegue ver exatamente onde está gastando seu dinheiro e como aplicá-lo da melhor forma.

Os dados são armazenados na nuvem (serviços e aplicativos que você não precisa mais ter no seu computador, pois são fornecidos pela web) e podem ser acessados tanto pela internet quanto por outros dispositivos, a qualquer momento e em qualquer lugar!

Depois que você insere as informações básicas, o Mobills organiza tudo e envia alertas sempre que você estiver perto de extrapolar seu limite.

Você ainda pode personalizar estes alertas de acordo com seus objetivos e assim garantir um rendimento melhor do aplicativo.

Acompanhando o caminho que o seu dinheiro percorre, você conseguirá identificar onde está havendo gasto desnecessário, corrigir e reprogramar o uso para as situações que são mais importantes, como a desejada vaga no serviço público 😉

Uma das funcionalidades que mais me agrada no app é que a cada compra que faço meu banco me manda uma mensagem (SMS). Daí o Mobills reconhece aquela informação e já me notifica daquela despesa. Tudo o que eu preciso fazer é confirmar ou não a transação. Simples assim!

Isso é ótimo pra quem não quer ter trabalho de ficar digitando todas as informações a cada compra que faz.

 

 

App 2 - Nike Run

Você é daqueles que quando começa a estudar para um concurso deixa a academia de lado?

Olha, praticar exercícios é sempre recomendável, ao menos que você tenha algum problema de saúde e o médico não autorize.

Você não precisa passar duas horas por dia malhando, mas reservar alguns minutos é essencial não só para o corpo, mas também para relaxar a mente cansada de tanta informação.

A musculação, por exemplo, pode ajudar bastante quem passa muito tempo estudando sentado ou em posições desconfortáveis.

Já os exercícios aeróbicos são ótimos para melhorar a respiração e te deixar mais disposto para enfrentar tanto tempo debruçado em livros ou em frente ao computador.

Eu gosto muito de correr. Uma das coisas que mais me dá prazer é acordar cedo, colocar o tênis e lascar o pé na estrada. Minha meta é correr de 4 a 5 km todos os dias. Inclusive, se você faz parte da minha lista de transmissão no Whatsapp (61.9-8487-3025), já deve ter recebido muitos vídeos e áudios que faço durante as corridas.

Para monitorar meus percursos durante a corrida eu uso o aplicativo Nike Run.

Esse App tem planos personalizados, então você pode começar como iniciante e ir montando seu treino à medida que for progredindo.

E o legal é que ele vai se adaptando à sua realidade, por exemplo, se você “faltar” a um dia de treino ele se reprograma e assim você não perde mais tempo.

É possível acompanhar a duração da corrida, o ritmo, o percurso e compartilhar sua atividade.

Não quer dizer que necessariamente você tem que pegar seu tênis e sair correndo por aí.

Procure uma atividade de que você goste, que te traga bem-estar e proporcione alguns minutos de lazer.

Quando estamos naquele período frenético de preparação para o concurso é comum ficarmos isolados, deixando os momentos de lazer para depois e focando apenas nos estudos.

Mas a gente precisa buscar meios para aliviar a tensão. Ao praticar uma atividade física, principalmente com outras pessoas, você consegue ter o convívio de volta, o que é muito importante nesta etapa.

O estudo é essencial, já falamos sobre isso. Mas não foque toda sua energia apenas no concurso.

Cuide do seu corpo para que ele esteja firme com você até o fim da jornada.

Mas não se esqueça: antes de começar a praticar qualquer atividade física, procure um médico. É importante verificar se está tudo certo para que o exercício, ao invés de ajudar você, acabe causando problemas.

 

 

App 3 - Sleep Cycle

Quando finalmente o edital do concurso que a gente tá esperando há um tempão sai, começa aquela fase ensandecida da preparação, não é verdade?

É hora de acelerar os estudos para dar conta de tudo e terminar todo o conteúdo. Aí é normal a gente diminuir um pouco as horas de sono para cumprir o cronograma.

Mas se vamos ter menos tempo com nossa cama, é preciso cuidar para que a qualidade do sono seja incrível. Dormir bem é fundamental para absorvermos o conteúdo, melhorar nossa memória e garantir que no dia seguinte estaremos dispostos a continuar a luta.

Pois é, e tem aplicativo para isso também rs.

Mas eu não tô falando de algo apenas para te acordar mais cedo, pois isso o seu celular consegue fazer perfeitamente.

Estou me referindo ao melhor horário para ser acordado.

Professor, que história é essa?

Quando você acorda espontaneamente, ao invés de assustado pelo barulho do despertador, o seu corpo está mais descansado.

Isso quer dizer que você estará mais bem preparado para enfrentar o dia.

É exatamente isso que faz o Sleep Cycle: buscar o melhor momento para te despertar, mesmo que seja um horário diferente daquele que você determinou.

Explico: se você se programar para acordar às 7h, mas desde às 6h30 o seu corpo estiver informando que está pronto para despertar, o aplicativo vai soar antes do horário marcado. Muito interessante, não é?

E professor, como o App sabe disso?

O Sleep Cycle detecta a fase de repouso superficial, que é quando o nosso corpo está descansado. Isso porque, durante o sono, passamos por fases, que podem ser mais leves ou mais profundas.

Um despertador qualquer não tem capacidade para reconhecer qual é o momento certo de acordar a pessoa. Na maioria das vezes, ela levanta muito mais cansada e esgotada do que o normal porque de fato ainda não estava preparada para isso.

O Sleep Cycle monitora seus movimentos durante toda a noite e assim ele sabe a hora perfeita para tocar!

E o aplicativo ainda tem gráficos para você acompanhar melhor sua rotina noturna.

Dá para ver a média de qualidade do sono em cada dia da semana, a média do tempo em que você ficou na cama, o horário em que se deitou.

Para que o Sleep Cycle funcione você deve colocar o celular perto de você. Com o microfone do aparelho ativo ele vai gravar o áudio gerado pelos movimentos que você fizer durante a noite e, então, determinar em que fase do sono você está.

Assim, quando o aplicativo identificar que você já pode ser despertado, ele vai cuidar disso 😉

E você acordará bem disposto para ter um dia produtivo!

Fala sério, isso é muito bacana, não? Faça o teste e veja como vai fazer diferença pra você.

 

 

 

App 4 - TED

Conhecimento nunca é demais, né? No mundo dos concursos a gente também precisa ampliar o que sabemos e não ficar restrito apenas ao que consta no edital.

Muitas bancas usam informações do próprio site da instituição, assuntos que estão na mídia e até outras fontes relacionadas ao órgão para elaborarem as questões da prova.

É o tal do “conhecimento de mundo”.

É claro que muito desse conhecimento é construído com as nossas próprias experiências. Mas outra parte vem da busca pelo aprendizado.

E qual a melhor forma de construir esse conhecimento?

Lendo bastante e diversos tipos de materiais!

Nessa época em que a gente consegue informação em qualquer lugar isso não é tarefa difícil. O que você pode estar se perguntando é: diante de tantas possibilidades, como posso escolher o que será mais útil para mim?

O TED é um aplicativo que disponibiliza palestras, conferências, vídeos e áudios de profissionais das mais variadas áreas com o objetivo de difundir ideias.

Se você quer mesmo aumentar sua fonte de informação esse App é uma excelente solução.

Você pode ouvir as palestras diretamente do aplicativo ou baixar o vídeo ou o áudio e conferir offline.

Também é possível criar uma lista de reprodução personalizada e marcar suas palestras favoritas.

A interface é simples e contém uma ferramenta de busca bem prática para você pesquisar por temas ou termos específicos.

Há opção de legenda em português para quase todas as palestras, então não tem desculpa para deixar de conferir, hein!

Porém, uma excelente coisa é você encarar a legenda em inglês e aproveitar para aprimorar sua fluência neste idioma.

Que tal? 😉

 

App 5 - Headspace

Você já cuidou do corpo, se preocupou em ter um sono reparador, aprendeu a poupar dinheiro para gastar em coisas mais úteis… mas ainda falta um ponto muito importante que está completamente interligado com todos os demais que já tratamos aqui neste artigo: a mente!

Você precisa fazê-la trabalhar a seu favor. De nada adianta um corpo sadio se a mente não o acompanha.

A preparação para concurso é exaustiva e exige muito do seu emocional.

Por isso, você deve tirar algum momento para cuidar de si mesmo. Mas aqui vale aquela mesma regra para a academia: não precisa parar por dias e dias, alguns minutos são suficientes para relaxar e seguir em frente.

Para otimizar ainda mais o seu tempo de relaxamento existe um aplicativo bacana que ensina técnicas de meditação por meio de um cronograma de atividades diárias.

São pelo menos 10 minutos todos os dias que vão te ajudar a se desligar um pouco das preocupações com o concurso.

O Headspace disponibiliza exercícios de respiração, relaxamento muscular, controle corporal e do ambiente. Além de ser intuitivo, é bem didático e te incentiva a completar as tarefas.

O aplicativo tem uma página de acompanhamento em que você pode verificar as estatísticas do seu progresso.

E pacotes separados por tópicos, como pressão, felicidade, estresse.

Você também pode fazer download das sessões para usar quando não estiver conectado à internet.

São minutinhos necessários para proporcionar um momento relaxante e te ajudar a se concentrar e não perder sua saúde mental em meio a tanto conteúdo.

A gente precisa aliviar toda a carga de tensão que estudar para um concurso nos traz.

No início, é comum que você tenha dificuldades em fazer essas pausas. Mas seja perseverante. Com o tempo vai se acostumar e isso te trará muitos benefícios.

Agora que você já sabe que pode utilizar a tecnologia a seu favor, não deixe de colocar em prática.

Essas são apenas algumas sugestões, você pode pesquisar outras e escolher aquelas que mais combinam com seu modo de estudar.

Descubra o que te faz produzir mais, invista no seu potencial e se torne uma pessoa de sucesso!

Existe algum outro app que você usa e está te ajudado a ser mais produtivo? Compartilhe aí nos comentários!

Abraços efusivos!